Grito de Alerta

Canal da Malária preste a ser concluído

Secretária promete concluir obras no Canal da Malária, em Olinda, até o final de junho
Ao longo dos cinco quilômetros do Canal da Malária, quem assa por seis bairros, o que se vê pelo caminho é sujeira e descaso dos moradores.

Lixo é o que não falta ao longo dos cinco quilômetros do Canal da Malária, em Olinda. Ele passa pelos bairros de Ouro Preto, Jardim Brasil, Vila Popular, Varadouro, Santa Tereza e Salgadinho. O que se vê pelo caminho é muita sujeira e descaso: tanto da prefeitura quanto dos moradores.

Água suja, cheiro desagradável, muito lixo: criadouro perfeito para os insetos. A pequena ana vitória é uma das vítimas das muriçocas. “À tarde é muito mosquito, a gente não pode ficar nem nas calçadas, tudo por causa do canal”, diz a dona de casa Sulamita Maria da Silva.

Os moradores das comunidades V8 e V9, no bairro do Varadouro, reclamam que há muito tempo não há uma limpeza neste trecho do canal. Mas os sacos de lixo que podem ser arrastados por animais ou pela chuva são deixados nas esquinas das ruas, bem perto do canal.

O gari também recolhe a sujeira e coloca para que o caminhão leve depois. Os moradores dizem que não tem horário certo para o caminhão passar. “O caminhão passa de 7h, 8h,15h... Ninguém espera o caminhão passar, não. Bota, sacode no canal, sofá, ninguém liga não”, afirma o carpinteiro Roberto Lopes da Silva.

No dia 20 do mês passado, a Prefeitura de Olinda informou, por meio de uma nota, que a limpeza dos canais da cidade já havia começado. Mas a equipe do NETV constatou que não havia trabalhadores na obra.

Como uma parte do canal ainda não é revestida e com tanta sujeira, quando chove a água não tem para onde escoar. “Quando chove o canal transborda, é um caos”, diz servente de pedreiro Dejanilton Gomes de Freitas.

A secretária de Obras de Olinda, Hilda Gomes, explicou que o motivo do atraso foi a retirada das famílias que moravam às margens do canal. “Durante esse período de chuva nós fizemos a limpeza no V8, V9, no Varadouro, e Jardim Brasil. E estamos iniciando outra faixa do Canal do Maruim. No dia 30 de junho, estaremos terminando”, diz.Fonte Pe360graus