Grito de Alerta

Projeto de Mobilidade

  Os Projetos de Mobilidade Urbana que serão implantados no Grande Recife a partir desde ano serão apresentados à sociedade no próximo dia 13, através de uma audiência pública promovida pelo Governo do Estado – Secretaria das Cidades (Secid). A sessão acontece às 14h30 no auditório do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e a sua convocação será publicada no Diário Oficial de amanhã (28) e nos jornais de grande circulação da próxima segunda-feira (30).

  As intervenções de mobilidade urbana priorizam alternativas para qualificar o transporte público e, consequentemente, melhorar o trânsito na capital e Região Metropolitana, inclusive o acesso ao município de São Lourenço da Mata, visando a Copa do Mundo de 2014.

  Entre os projetos que serão apresentados na audiência estão o Corredor Leste-Oeste (trecho que vai da Praça do Derby até a Estação Cosme Damião, na Cidade da Copa), o Norte Sul (Igarassu ao Recife) e a BR-101, que será totalmente recuperada e requalificada recebendo também um corredor de circulação exclusiva para o transporte público. Para os três projetos serão investidos R$1.03 milhão, sendo R$ 332 milhões para os dois trechos do corredor Norte-Sul; R$ 480 milhões para a BR-101 e R$ 225 milhões para o corredor Leste-Oeste.

 Todos os três trechos terão corredores exclusivos de ônibus, tipo BRT (Bus Rapit Transit), também chamado de TRO (Transporte Rápido de Ônibus), onde os veículos circulam em vias exclusivas, a tarifa é cobrada antes de o passageiro entrar no ônibus e os embarques e desembarques são feitos em miniestações, dando mais agilidade às viagens.

  Além dessas intervenções, a secretaria das Cidades também está responsável pelas obras de mobilidade para a PE-05 e o Acesso à Copa, cujos projetos estão sendo avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado, antes mesmo de serem licitados. Esses não precisam passar por audiência pública, visto que o valor de cada obra não ultrapassa o limite de R$ 150 milhões. Para a PE-05, a obra está orçada em R$ 68 milhões e para o Acesso à Copa, o investimento é de R$ 95 milhões. Parte dos recursos para execução dessas obras está garantida no PAC da Copa (cerca de R$ 347 milhões) e o restante está sendo objeto de captação também no PAC da Mobilidade, com contrapartida do Governo do Estado.

  De acordo com o secretário das Cidades, Danilo Cabral, “além da realização das audiências públicas, o Governo também submeteu todos os projetos à apreciação e análise do Tribunal de Contas do Estado, visando uma melhor fluidez no processo licitatório a partir do lançamento dos editais”.

  Quanto aos corredores de transporte público que serão implantados na Avenida Norte e no trecho do corredor Norte-Sul que liga o Tacaruna à zona sul da região metropolitana, o Governo está aguardando o estudo do Consórcio Galvão Engenharia, Construtora Norberto Odebrecht e Odebrecht Transport, que vai indicar o melhor modelo de transporte para os usuários. O estudo vai dizer tecnicamente se o melhor sistema para atender aos usuários daquelas áreas é o BRT ou o Monotrilho (trem montado sobre um único trilho, elevado por colunas de concreto, podendo usar peças pré-moldadas, o que agiliza a obra).

Próximos passos – Passada a audiência pública, o Estado tem mais 15 dias úteis para publicar o edital de licitação dos projetos. Tempo suficiente para fazer as alterações e ajustes que surjam durante o debate. “Estamos trabalhando para publicar esses editais no início de julho e assim termos a garantia de que em 2013 estaríamos com as obras prontas para que Pernambuco possa, inclusive, credenciar-se para sediar também a Copa das Confederações”, disse o secretário Danilo Cabral, lembrando que cada obra leva em torno de 24 meses para ser entregue à população.

Reforço na equipe - Para garantir que as obras sejam acompanhadas e os prazos cumpridos, o Governador Eduardo Campos ampliou a estrutura da Secretaria das Cidades, criando a Secretaria Executiva de Mobilidade. São 10 novos cargos que irão fortalecer a equipe da Secid. Recentemente também, foi aberta uma seleção temporária para 20 engenheiros e arquitetos que ficarão subordinados à área fazendo o monitoramento, exclusivo, dessas obras.