Grito de Alerta

Hospital Regional de Vitória ganha nova emergência obstétrica

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) inaugura, amanhã (24/05), às 10h, a nova emergência obstétrica do Hospital Regional João Murilo, em Vitória de Santo Antão. O setor passou por uma readequação, ganhou novos equipamentos e, a partir de agora, conta com sete leitos exclusivos para as gestantes.

A emergência obstétrica terá o suporte de dois consultórios, sala de ultrassom, classificação de risco e bloco cirúrgico com quatro salas de parto. Entre os equipamentos, foram comprados monitores multiparamétricos, oxímetros, glicosímetro, monitor de pressão sanguínea, entre outros. Com essa nova estrutura, a unidade passa a ofertar 300 partos por mês – capacidade 10 vezes maior que a anterior à reforma.

“O João Murilo está passando por uma grande requalificação, com reforço no perfil materno-infantil, hoje uma carência na rede que estamos enfrentando. Com obras realizadas em um período muito curto de tempo, conseguimos colocar uma maternidade com 21 leitos para funcionar e separamos a emergência obstétrica da pediátrica e geral, que antes estavam em uma única estrutura”, explica o secretário, Antonio Carlos Figueira.

Primeira unidade do Brasil a ser contemplada pelo programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, o hospital João Murilo receberá um investimento federal de R$ 1 milhão para transformar sua maternidade, hoje de médio risco, em alto risco, com a implantação de leitos de UTI.

PERFIL - Fundado em 1969, o João Murilo é uma referência em atendimento de urgência 24 horas em Clínica médica, Cirurgia, Obstetrícia, Traumatologia e Pediatria. Realiza mais de 12 mil atendimentos de emergência por mês, além de 350 cirurgias. Contribui para essa demanda a grande quantidade de vítimas de acidentes de trânsito na BR-232. Sua estrutura conta com 74 leitos e 400 funcionários, sendo 85 médicos.fonte: Blog do Magno Martins