Grito de Alerta

Sociedade Brasileira de Cardiologia lança campanha de combate ao cigarro

Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde revela que 18% dos brasileiros são fumantes. No mundo, o número chega a 1,3 bilhão de pessoas que fumam. O cigarro é a principal causa de doenças respiratórias e cardiovasculares. O mais preocupante é que o hábito de fumar começa, muitas vezes, na infância. Por isso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia vai fazer uma campanha nas escolas para alertar os estudantes sobre os riscos que o fumo traz à saúde.

No Recife, a ação começa nesta terça-feira (31), em duas escolas públicas da cidade. Serão distribuídas cartilhas educativas, em formato de gibis. “As doenças cardiovasculares causam mais mortalidade de tabagismo do que o câncer. Nós tentamos, com um gibi, de uma forma lúdica, tentar passar a informações das pesquisas do mundo todo para os jovens”, afirma o médico Emmanuel de Abreu (foto 1), da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Muitas vezes, o jovem começa a fumar para transmitir maturidade ou para se inserir em um grupo. Mas estudos mostram que o vício causa uma dependência, e que o ato de fumar traz prazer para o dependente, semelhante a um bebê no momento da amamentação, no seio da mãe.

De acordo com Emmanuel de Abreu, o tratamento para abandonar o vício deve ser multidisciplinar. “Deve ter acompanhamento médico, psicológico e nutricional. Há alguns gatilhos que chamam cigarro. Por exemplo, tomar um cafezinho, as pessoas associam muito. Se você quer deixar, tem que se programar. Também há medicações utilizadas que ajudam. Mas o principal é que o paciente queira deixar de fumar”, explica o médico.