Grito de Alerta

Médica do Imip reforça importância do pré-natal para a saúde da mãe e do bebê

Desde o momento que descobre que estão grávidas, as mulheres devem procurar um médico que possa fazer o acompanhamento pré-natal: consulta e exames periódicos que vão ajudar a garantir a saúde do bebê e da mãe durante e depois da gestação.

De acordo com a médica obstetra Leila Katz, coordenadora do Espaço Aconchego, do Imip, é possível planejar melhor a chegada do bebê, mesmo quando a expectativa é de um parto normal. “O pré-natal tem o papel de preparar a mulher para que ela reconheça o momento em que ela está entrando em trabalho de parto”, destaca.

O pré-natal é fundamental para que o nascimento aconteça com segurança, tanto para a mãe quanto para o bebê. “É a garantia de que os problemas sejam reconhecidos de forma mais precoce, para que você consiga atuar a tempo hábil”, diz a médica.

Ela explica que o pré-natal de baixo risco é feito em toda a rede de saúde, por enfermeiras habilitadas. “E quando é identificado algum risco na gravidez, a mulher é referenciada para o médico que faz o pré-natal de risco”, afirma Leila Katz.

A maioria dos exames solicitados durante o pré-natal é bem simples e uma exigência do Ministério da Saúde: “São muitos exames, começa pelo exame físico, controle do ganho de peso, faz a escuta do bebê, altura do útero, pressão arterial, hemograma, sumário de urina, exames que fazem parte da rotina”.

Segundo Leila, o ideal é marcar uma consulta no pré-natal logo quando descobre que está grávida. “Mas até o primeiro trimestre está de bom tamanho. É importante fazer desde o início, porque aí você tem como datar, tem como prever, com mais exatidão, o momento que o bebê vai nascer”, reforça.Pe360graus