Grito de Alerta

Julgamento do caso Alcídes




           O julgamento do caso Alcides começa amanhã (14) às 13h, no Fórum Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra. Vinte e cinco jurados vão ser levados ao Fórum, onde sete serão selecionados em um sorteio. O juiz não vai permitir que haja manisfestações pedindo a condenação do réu, João Guilherme Nunes da Costa (Guigo), nem com o rosto da vítima nem com cartazes, para manter a neutralidade do júri. A mãe do estudante, Maria Luiza do Nascimento Lins, pretende entrar com o jaleco com o rosto do filho.  "Eu vou entrar com a imagem do meu filho de todo jeito. Ninguém vai me impedir", retruca.
A sessão vai ser presidida pelo juiz Ernesto Bezerra Cavalcanti.
» Leia especial sobre o jovem Alcides do Nascimento Lins
           O julgamento não vai ter depoimentos de testemunhas. O réu pode prestar depoimento em juízo ou não, a depender da estratégia da Defensoria Pública. A promotora, Helena Martins., faz exposição dos argumentos contra o réu, seguido da defensora pública, Fernanda Vieira.
          No processo, João Guilherme responde por homicídio qualificado e corrupção de menor de 18, por ter cometido o crime com um adolescente.
         O réu atualmente está preso no Presídio Aníbal Bruno, na Zona Oeste da capital, onde responde por outros homicídios e assaltos. Já o adolescente cumpre medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo de Abreu e Lima, no Grande Recife.
      O estudante de Biomedicina Alcides do Nascimento Lins foi assassinado em casa no dia 5 de fevereiro de 2010, na Vila de Santa Luzia, Torre, Zona Oeste do Recife. Ele iria concluir o Ensino Superior em agosto deste ano.