Grito de Alerta

Mudanças no trânsito na Agamenon



Mudanças - Serão fechados três acessos que ligam a pista principal à local na avenida Agamenon Magalhães, localizados entre as ruas São Salvador e Dr. Bandeira Filho (uma de saída e outra de entrada para a pista local - em frente ao Clube Português) e a primeira agulha após a Rua Joaquim Nabuco. Com a eliminação das passagens, haverá uma maior fluidez na circulação dos veículos tanto na pista principal como na secundária.

Outra medida é a proibição de realizar o giro à esquerda, no horário das 7h às 22h, nos pontilhões localizados na altura da Avenida Rui Barbosa e da Rua Henrique Dias, no sentido Olinda/Boa Viagem. Os motoristas agora deverão realizar giros de quadras para ter acesso ao outro sentido da Avenida Agamenon Magalhães. Assim, a CTTU pretende evitar que se formem retenções devido à obstrução de uma das faixas na via com os carros aguardando o momento de entrar à esquerda.

Com a ação, será adequado o horário dos outros giros à esquerda da Agamenon, situados na altura da Rua General Joaquim Inácio e Rua Bandeira Filho para também das 7h às 22h. Confira como o motorista deve realizar os giros de quadra.

Para cruzar a avenida Agamenon Magalhães, na altura da Rui Barbosa, os motoristas na pista principal, em direção à Boa Viagem, terão que fazer um novo percurso. Devem acessar a pista local da avenida nas proximidades da rua Buenos Aires, depois entrar à direita na rua Dr. Bandeira Filho, passar pela Praça do Entroncamento, pegar a Rui Barbosa e seguir em frente.

No sentido Olinda/ Boa Viagem, será proibido que os motoristas na pista principal da Agamenon dobrem à esquerda no pontilhão em frente à Rua Henrique Dias. Agora, os condutores precisam pegar a pista local da Agamenon, logo após o Hospital da Restauração, entrar à direita na Rua Amauri de Medeiros, depois à esquerda na Rua Jener de Souza e, novamente, à esquerda na rua Henrique Dias.

O motorista que quiser acessar o Hospital da Restauração, no sentido Olinda/ Boa Viagem, deve entrar na pista local logo após a descida do Viaduto da João de Barros ou na entrada após a Rua Buenos Áries (esta será o último acesso à unidade hospitalar para quem sai de Olinda).

Ônibus - As medidas trarão mudanças no itinerário de 13 linhas de ônibus. Por conta do fechamento dos acessos que ficam em frente ao Clube Português, cinco linhas deixarão de trafegar pela Rua São Salvador e passarão a trafegar pela Rua 48 para ter acesso à Agamenon Magalhães. São elas: 723-Cajueiro (Via Derby); 760-Dois Unidos/Derby; 780-Alto Santa Terezinha/Derby; 830-Caixa D’Água/Derby e 850-Aguazinha/Joana Bezerra.

Já nove linhas provenientes da Rua Dom Bosco deixarão de entrar na pista local por conta do fechamento do acesso em frente ao Hospital da Restauração e de atender à parada de ônibus localizada na pista local em frente à unidade. Com isso, elas passarão a atender ao ponto localizado na pista central da Agamenon Magalhães. Após esta parada, os ônibus entrarão na pista local pelo acesso posterior ao que foi interditado. As linhas são: 351-Curado II; 352-Curado II (Bacurau); 361-Curado IV - R.14; 362-Curado IV (Bacurau); 363-Curado IV - Av. 01; 421-Torrões e 431-Cidade Universitária. Por fim, a linha 982-Conjunto Beira Mar/Derby passa a ingressar na pista local da avenida pelo acesso mais próxima ao viaduto.

De acordo com o prefeito João da Costa, até dezembro serão realizadas operações do tipo também nas avenidas Norte e Abdias de Carvalho. As modificações fazem parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, lançado no mês de maio, e que institui uma série de medidas para melhorar os padrões de mobilidade urbana da Cidade.