Grito de Alerta

No jogo 100 de Derley, Kieza vira a estrela

A festa era para os 100 jogos de Derley, mas quem acabou comemorando foi o atacante Kieza. Ele foi o autor dos três gols que garantiram a vitória do Náutico por 3 a 2 diante do Americana, na noite desta terça-feira (12), nos Aflitos. com o resultado, o Timbu foi a 19 pontos e chegou pela primeira vez ao G-4, ocupando provisoriamente a quarta colocação. O time paulista permaneceu com 20 pontos, na terceira posição.


Os gols começaram a surgir logo após o árbitro Célio Amorim expulsar um zagueiro de cada equipe após uma discussão aos 13 minutos do primeiro tempo. Dois minutos depois, veio o primeiro gol com Marcinho, abrindo o placar para os paulistas. Kieza empatou aos 17 minutos e virou aos 31. Mas, no minuto seguinte, Léo Silva voltou a empatar numa cobrança de pênalti.


No segundo tempo, o time de Americana teve mais um jogador expulso, quando Leo Silva tomou o vermelho por reclamação, aos 11 minutos. E aos 26 minutos, Kieza marcou o terceiro e garantiu a vitória timbu.


O Náutico só volta a campo agora no sábado, dia 23 de julho, pela 12ª rodada da Série B. A partida contra o Vila Nova será às 16h20, no Serra Dourada. Já a Americana recebe, na terça-feira (19), o Goiás, no estádio Décio Vitta.


O JOGO
Com o gramado molhado por conta da chuva que castigou o Recife durante toda a terça-feira, o jogo começou bastante truncado. Mas, aos 13 minutos o árbitro Célio Amorim foi determinante para a mudança do jogo quando expulsou um jogador de cada equipe por conta de uma discussão na área alvirrubra. Ronaldo Alves e Thiago Gomes foram advertidos com o amarelo numa jogada de empurra-empurra na área. Eles discutiram na frente do árbitro, que decidiu aplicar o vermelho para os dois.


Os técnicos não modificaram os times, improvisando volantes na zaga, e dois minutos depois, o Americana aproveitou o buraco para abrir o placar. Reinaldo tocou para Marcinho, que passou pela zaga timbu e bateu da entrada da área no canto esquerdo de Gideão, que nada pode fazer.


Mas a reação do Náutico foi rápida e dois minutos depois veio o empate. Eduardo Ramos iniciou a jogada e fez o toque para a área. O zagueiro Jorge Luís acabou escorregando e a bola sobrou para Kieza, soltar a bomba na entrada da pequena área, fazendo 1 a 1.


O gol deu ânimo ao Náutico, que passou a tomar conta do jogo. E aos 31 minutos, veio a virada. E novamente com Kieza. Ele recebeu o lançamento na área, dominou no peito, passou pelo zagueiro e bateu na saída do goleiro Jaílson.


Mas a torcida timbu teve muito pouco tempo para comemorar. No minuto seguinte, Derley derrubou o atacante André Luiz na área e o arbitrou marcou o pênalti. Leo Silva cobrou e deixou a partida novamente empatada.


Mesmo com o espaço na defesa deixado pela expulsão do zagueiro Ronaldo Alves, o técnico Waldemar Lemos não modificou o Náutico para o segundo tempo. Já Toninho Cecílio sacou o atacante André Luis para a entrada do zagueiro Henrique, que foi ocupar o posto de Thiago Gomes, também expulso.


O Timbu aproveitou que a equipe paulista voltou mais recuada e ainda teve outro jogador expulso, aos 11 minutos - quando Leo Silva foi reclamar por um pênalti não marcado - e partiu para cima. Dois minutos depois, Rogério até chegou a marcar, mas o gol foi anulado porque o árbitro havia anotado uma falta de Kieza, no início da jogada.


A partir daí, a partida se tornou um duelo de ataque contra a defesa com Ricardo Xavier e Philip nos lugares de Rogério e Eduardo Ramos. O Náutico buscando a vitória a todo custo e o Americana tentando segurar aos menos um ponto, que o mantém na liderança provisória.


E a pressão deu resultado aos 26 minutos. Peter levantou para a área e Kieza, mais uma vez, subiu de cabeça para garantir a vitória do Náutico por 3 a 2, nos Aflitos. A torcida alvirrubra ainda teve um susto aos 46 minutos, quando Charles, livre na pequena área, cabeceou. A bola passou muito perto da trave esquerda de Gideão, que ficou apenas na torcida acompanhando ela sair.


FICHA DO JOGO

NÁUTICO

Gideão; Peter, Marlon (Alex Fraga), Ronaldo Alves e Jeff Silva; Everton, Elicarlos, Derley e Eduardo Ramos (Philip); Rogério (Ricardo Xavier) e Kieza.
Técnico: Waldemar Lemos.


AMERICANA
Jailson; Paulo Sérgio, Jorge Luiz, Thiago Gomes e Magal; Alê, Júlio César, Léo Silva e Marcinho (Charles); Reinaldo (Paulinho) e André Luiz (Humberto).
Técnico: Toninho Cecílio.


Local: Estádio dos Aflitos.
Árbitro: Célio Amorim (SC).
Assistentes: Thiago Gomes Brígido (CE) e Marcos Antônio Martins (SC).Público 3.826 Renda 34.950