Grito de Alerta

Semana Mundial da Amamentação

A Semana Mundial da Amamentação começa a ser comemorada hoje em Pernambuco com uma ação educativa na Estação Central de Metrô Recife, no bairro de São José. Durante toda a manhã, atores da Companhia do Riso, violinistas da Creche Nossa Senhora dos Remédios e o Grupo de Maracatu do curso de enfermagem da UPE, Maracaseng estarão no local para chamar a atenção do público, enquanto técnico entregam folhetos e tiram dúvidas da população.
As atividades seguem até o dia sete de agosto. Na quarta-feira pela manhã os hospitais Amigo da Criança vão receber o selo de certificação. A solenidade será no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SES), no Bongi. Em Pernambuco, nove unidades de saúde seguem as 10 medidas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a capacitação de toda equipe médica e de apoio, informar às gestantes sobre os benefícios da amamentação e a prática de alojamento conjunto, para que as mães e bebês permaneçam juntos.
Serão homenageados o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Imip, Hospital das Clínicas (HC), Maternidade Barros Lima, Maternidade do Ibura, Hospital Jesus Nazareno (Caruaru), Hospital Dom Malan (Petrolina) e Hospital e Maternidade Santa Maria (Araripina).
Uma das unidades credenciadas com o selo Amigo da Criança, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) promove, durante toda a semana, campanha para estimular as mães a doarem o leite que produzem em excesso, para abastecer o estoque do Banco de Leite do local. De acordo com a legislação, a doadora deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.
Segundo a coordenadora de Aleitamento Materno do HAM, Dulcinete Pinheiro, as mães podem entrar em contato com o hospital pelo número (81) 3184.1690 e programar a doação. A equipe do HAM informa os procedimentos necessários para manter o leite saudável e, após a entrega, analisa e pasteuriza o material, evitando as chances de infecção, sem comprometer as qualidades nutricionais.

Fonte: pernambuco.com

Publicidade