Grito de Alerta

II Fórum de Educação Inclusiva


Representantes das escolas municipais de Paulista vão se reunir nesta sexta-feira (23.09), das 9h às 12h, no Cine Teatro Paulo Freire, centro da cidade, durante o II Fórum de Educação Inclusiva, para discutir os métodos de avaliação dos alunos com necessidades especiais. Com o tema: Adaptar é preciso para melhor avaliar na Educação Inclusiva, serão desenvolvidas palestras para orientar os educadores sobre a importância de adaptar a avaliação dos alunos com necessidades especiais à realidade deles, obtendo assim um resultado mais eficiente. No evento, estudantes especiais das Escolas Municipais Governador Carlos Wilson e Maria da Neves irão apresentar trabalhos escolares.

    A primeira palestra, que abordará o assunto: O aluno deficiente visual e seu cotidiano na sala de aula regular será ministrada pela professora de braile Michelle Lisboa. Deficiente visual, a docente vai relatar a experiência vivenciada no ensino de alunos cegos. A segunda palestra abordará o tema central do Fórum e será ministrada pela professora Mariel Lyra.

    A Secretaria de Educação do município conta com professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que se locomovem entre as unidades de ensino para atender todos os alunos especiais da rede. De acordo com a chefe de Educação Especial do município, Ana Cláudia Valois, o convívio dos alunos especiais com alunos normais permite uma melhoria na evolução educacional dos estudantes. “A partir dessa inclusão, os alunos com necessidades especiais convivem na sala de aula regular com estudantes normais, o que permite uma notável melhoria no nível de aprendizagem e relacionamento destes alunos”, destacou.

   O encerramento do evento ficará por conta da banda de percussão dos alunos especiais do Centro Profissionalizante de Artes na Comunidade, CEPAC, que se apresentará no local.