Grito de Alerta

COMPESA INSTALA NOVAS TUBULAÇÕES DE ÁGUA NO BAIRRO DO RECIFE


Exibindo Foto 1.jpgA Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) retomou na manhã desta quinta-feira (6) a segunda etapa da troca de tubulações no Bairro do Recife, na área central da capital. As obras começaram no dia 17 de fevereiro nas ruas da Assembleia, Arrecifes e na travessa do Amorim, entre as ruas Mariz e Barros e Alfredo Lisboa, que já estão concluídas. O trabalho foi interrompido na última sexta-feira (28) em virtude do Carnaval e foi retomado hoje em trecho da travessa do Amorim, entre as ruas Madre de Deus e Mariz e Barros. Até agosto de 2014, a companhia irá substituir quase dois mil metros de tubulações, com diâmetros de 50 a 300 mm.
“Todo o serviço está sendo realizado nas linhas d’água, visando causar menor impacto no trânsito. Quando houver necessidade de pequenas interdições, o que ocorrerá em cerca de 100 metros da rede, o serviço será feito à noite e aos sábados”, comentou o gerente de Projetos Especiais da Compesa, Maurício Pimenta. “Nossa meta é instalar uma média de 100 metros de tubos por semana. No entanto, devido à riqueza histórica da área, dependendo do que for encontrado, o trabalho em determinados pontos poderá ser paralisado e esses locais podem virar sítios de escavação”, ressaltou.
Os técnicos da Compesa estão atuando com muita cautela para preservar possíveis achados arqueológicos. Todo o serviço está sendo acompanhado por uma equipe de arqueólogos, conforme determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “A escavação está sendo feita de forma manual. Eventualmente, quando são identificadas camadas de concreto embaixo das pedras, estas são quebradas com marteletes pneumáticos ou com picadores, após a liberação dos arqueólogos”, explicou Maurício. Assim como na primeira fase do projeto, finalizada em março de 2013, todo material encontrado será catalogado, documentado e levado ao Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas.
Os investimentos nas duas etapas da obra no Bairro do Recife somam cerca de R$ 1,2 milhão. Essas ações integram o projeto de setorização da rede de abastecimento do Recife, que tem o objetivo de isolar os bairros para permitir que a Compesa consiga controlar melhor a distribuição de água em cada um deles. “A troca das tubulações antigas irá melhorar a eficiência operacional, garantindo o controle mais efetivo de toda a água que é destinada ao bairro, assim como uma distribuição mais regular e com mais pressão”, complementou Maurício.
O programa de setorização está sendo executado simultaneamente em diversos bairros da capital pernambucana. Até o momento, já foram implantados 175 quilômetros de rede. Até a conclusão do programa, prevista para 2015, um total de 418 quilômetros de rede terá sido instalado. Os trabalhos incluem a troca de tubulações velhas e a implantação de equipamentos modernos de controle, que aumentam a confiabilidade do sistema de abastecimento.
Confira a programação da instalação de novas tubulações no Bairro do Recife:
1º - Travessa do Amorim – entre as ruas Madre de Deus e Mariz e Barros
2º - Travessa Tuiuti – entre as ruas Madre de Deus e Mariz e Barros
3º - Rua do Observatório – entre as ruas do Brum e Cais do Apolo
4º - Av. Barbosa Lima Sobrinho – entre as ruas Cais do Apolo e Alfredo Lisboa
5º - Rua do Bom Jesus – entre a av. Rio Branco e a Travessa Bom Jesus
6º - Rua Vigário Tenório – entre o Cais da Alfândega e a Madre de Deus
7º - Rua Vigário Tenório – entre as ruas Dr. Maria Cézar e Alfredo Lisboa
8º - Rua Alfredo Lisboa – entre as ruas Vigário Tenório e Marquês de Olinda
9º - Rua Tomazina – entre as ruas Madre de Deus e Dr. Maria Cézar
10º - Rua Madre de Deus – entre a rua da Moeda e av. Alfredo Lisboa
11º - Cais da Alfândega – entre a rua Prof. A. Magalhães e av. Alfredo Lisboa
12º - Av. Alfredo Lisboa – entre o Cais da Alfândega e o Marco Zero
13º- Rua Aluísio Peri – entre a Madre de Deus e Mariz e Barros