Grito de Alerta

Programa Nacional de Imunização (PNI) - vacinação contra o HPV

Por determinação do Ministério da Saúde, desde essa segunda-feira (10.03), todos os postos dos municípios brasileiros devem vacinar as jovens com idades entre 11 e 13 anos contra o HPV. No total são três doses. Após a primeira, o reforço é feito com seis meses e a última após cinco anos. A imunização contra o HPV previne contra o Câncer do Colo do Útero, além de tumores na vagina, vulva, ânus, orofaringe.

         Já nesta segunda-feira (17.03), a Prefeitura do Paulista inicia a imunização dentro das escolas instaladas no município. A primeira a receber a equipe de vacinação contra o HPV será o colégio particular Fernando Ferrari, na Vila Torres Galvão. O calendário segue durante a semana nas escolas estaduais na cidade.

         No Paulista, a expectativa é de que cerca de 7 mil adolescentes com idades entre 11 e 13 anos sejam imunizadas contra o papiloma vírus humano. Para ter acesso à dose, as jovens devem apresentar o cartão de vacina, além de documentos que comprovem filiação, endereço e telefone para contato.