Grito de Alerta

Paulista em parceria com a Fiat/jeep lança programa para melhorar o IDEB do município

Paulista é o segundo município da Região Metropolitana a implantar o programa, que vai beneficiar 316 profissionais da educação e cerca de seis mil alunos do 3º ao 5º ano da rede municipal.
A iniciativa, que funciona a partir de um conjunto de ações articuladas de intervenção na prática escolar, vai investir na formação continuada de professores em serviço, além da capacitação de gestores escolares. 
  Os primeiros passos para implantação do Qualiescola já foram dados com a indicação dos profissionais da rede que serão responsáveis pela formação do corpo docente municipal. Nos meses de novembro e dezembro, eles vão passar por um processo de aperfeiçoamento de técnicas educacionais para poder compartilhar o aprendizado junto aos demais servidores. A ideia é de que esses formadores comecem o próximo ano colaborando com a elevação da qualidade de ensino nas escolas da rede, tendo como foco a formação em Matemática e Língua Portuguesa. Também estiveram presentes no evento, o secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amâncio e o presidente do Instituto de Qualidade no Ensino, Marcos Magalhães.    
SOBRE O PROGRAMA – O Qualiescola faz parte dos projetos de contrapartida social da fábrica da Fiat. Atualmente, 17 municípios estão sob a influência do polo automotivo instalado em Goiana, na Zona da Mata Norte. Quatro deles no estado da Paraíba. Os demais em Pernambuco. Ao longo dos próximos três anos, o programa vai contribuir com a formação dos professores, por meio de oficinas e de estudo com material de apoio, e com a gestão escolar, oferecendo assessoria aos responsáveis pelas unidades de ensino. Destaque também para implantação da metodologia de avaliação do desempenho escolar nas unidades de ensino e do reforço didático aos estudantes com materiais de qualidade e alto nível. Em Igarassu, primeira cidade da RMR beneficiada, a iniciativa já conseguiu melhorar os índices da educação básica

Fonte : paulista.pe.gov.br