Grito de Alerta

Campeonato Pernambucano Sub15- e Sub-17 de Futebol Comunitário



Por meio de uma parceria envolvendo a Prefeitura do Paulista e o Ministério do Esporte, neste sábado (04.02) foi dado o pontapé inicial para o Campeonato Pernambucano Sub-15 e Sub-17 de Futebol Comunitário, que será sediado na cidade do Paulista. A solenidade de Abertura aconteceu no Estádio Municipal Ademir Cunha, e contou com a presença dos 20 times de diversas localidades da Região Metropolitana do Recife. As partidas oficiais serão a partir do dia 11. Na abertura do campeonato, se enfrentaram as equipes do Vila Real, do bairro do Ibura, e Águia do Paulista, de Maranguape I.  Dentre os nomes conhecidos, estão times como o Santa Cruz Futebol Clube, e Ibis Sport Clube.

De acordo com a Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Esportes, 40 equipes participarão do campeonato, envolvendo cerca de 800 atletas. As partidas ocorrerão todos os sábados até o dia 18 de junho. Serão 8 jogos a cada fim de semana, nas cinco primeiras semanas. Além do estádio municipal, também serão realizadas partidas no campo da PE-22, na Rua 103, no Campo do Engenho Maranguape, e no Campo do Tururu, no bairro do Janga.

“É a primeira vez que Paulista sedia um evento como esse, que vai levar o esporte a todo o município, através dos times de base. Isso nada mais é do que a valorização das comunidades através do esporte. E por isso, o prefeito Junior Matuto está de parabéns por essa iniciativa”, declarou o secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa.

Dentre os atletas que participarão está Alejandro Silva dos Prazeres, volante do Grêmio do Tururu. “O Grêmio é de uma comunidade carente. Para quem não dava nada pra gente, espero que a gente consiga ir até o final e ser campeão aqui.

Representando o Talentos da Periferia, de Maranguape II, o meia direita Matheus Cavalcante Maciel, se disse confiante com o desempenho de seu time no campeonato. “Eu quero ser campeão somente e ajudar meu time. E quem vai levar essa vai ser o ‘Talentos’”, declarou o rapaz.

O radialista esportivo Aderbal Barros, que participou da abertura do campeonato, destacou a importância de um evento dessa categoria. “Eu acho que tudo começa aqui. É o tipo de projeto que toda prefeitura deveria realizar. São 800 meninos que estão envolvidos, ocupados, desenvolvendo uma atividade e que amanhã ou depois pode seguir uma carreira. E se não ajudar na carreira, vai formar um cidadão. O prefeito de Paulista, o secretário, estão de parabéns. Isso é um campeonato extraordinário”, analisou o comunicador.

Confira a lista de times que estão participando do evento.

Águia do Paulista, de Maranguape I (Paulista);
Araçoiaba Futebol Clube, de Araçoiaba (Araçoiaba);
Associação Atlética Navarro, da Mirueira (Paulista);
Atlético Clube de Ouro Preto, (Olinda);
Atlético de Santana F.C., de Rio Doce (Olinda);
Centro de Desenvolvimento Desportivo (CDD), da Alameda (Paulista);
Escolinha do Cosmo, da Jaguarana (Paulista);
Fluminense do Engenho Maranguape (Paulista);
Elo Sporte Clube, de Arthur Lundgren I (Paulista);
Grêmio do Tururu, no Janga (Paulista);
Ibis Sport Club, do Janga (Paulista);
Internacional Clube do Recife, de Campina do Barreto (Recife);
Juventude Esporte Clube, do Engenho Maranguape (Paulista);
Paulistano Futebol Clube, de Jardim Paulista Baixo (Paulista);
Portuguesa, de Maranguape I (Paulista);
Projeto Gol da Vida, de Engenho Maranguape (Paulista);
Projeto Mãos Amigas, de Jardim Paulista Baixo (Paulista);
Projeto Social Talentos do Quinze, do Cordeiro (Recife);
Santa Cruz Futebol Clube, do Arruda (Recife);
Talentos da Periferia, de Maranguape II (Paulista);
e Vila Real, do Ibura (Recife).