Grito de Alerta

Participação das famílias dentro das escolas vai nortear educação de Olinda

Aproximar a comunidade da escola e fazer com que os estudantes se sintam construindo o conhecimento junto com os professores, diretores e demais profissionais da rede de ensino da cidade de Olinda. Esse foi o norte para este ano já vivenciado no primeiro dia da volta às aulas nesta segunda-feira (06.02).
Em um clima acolhedor, que reuniu apresentação de frevo e capoeira na  Escola Izaulina de Castro Silva, no bairro de Ouro Preto, o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza, esteve presente junto com os seus auxiliares na pata. Todos destacaram a importância que é ter a família acompanhando os passos dos pequenos e pequenas.
A valorização dos professores também mereceu destaque por parte do secretário. “Alunos e professores podem contar com a gente da gestão para melhorar o nosso ensino juntos. Uma construção coletiva”, afirmou.
O estudante que ia chegando era chamado pelo nome pelos profissionais da instituição e a maioria era trazida pelos pais. O secretário sustentou como esse gesto, que pode parecer simples, é importante. Atualmente, a educação municipal da Marim dos Caetés conta com 65 unidades educacionais e cerca de 23 mil estudantes matriculados.
A secretária executiva de Educação, Edilene Soares, explicou algumas iniciativas para este ano. “Como um dia dedicado para trazer os familiares para dentro da escola começará nos próximos meses a ser uma realidade dentro da rede municipal”, explicou. Além da necessidade de reforçar as reuniões de pais e mestres, encontros só com os pais, conselhos escolares e os grêmios estudantis. “Para que os jovens comecem a se organizar, a fiscalizar e a cobrar por uma educação cada vez melhor.”