Grito de Alerta

Escolas municipais de Olinda serão reformadas oferecendo mais qualidade na educação



Escolas da Rede Municipal de Ensino em Olinda vão ganhar uma cara nova, oferecendo mais conforto e infraestrutura para alunos, professores e toda a comunidade. Os investimentos ultrapassam R$ 300 mil, com prazo de execução de 90 dias. Nesta terça-feira (07.03), o trabalho tem início pela Escola Claudino Leal, no bairro da Cidade Tabajara. Já na quarta-feira (08.03) será a vez da Escola Doutor Manoel Borba, em Sítio Novo. A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude, executa a assinatura das ordens de serviço para reformas físicas nas unidades, atendendo as reivindicações da população.

Localizada na Rua Potiguar, a Escola Claudino Leal oferece turmas da Educação infantil e Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola vai ganhar uma pintura geral e novas esquadrias nas portas e janelas. Um piso tátil será implantado, atendendo as normas brasileiras de acessibilidade. Todo o prédio receberá novas instalações elétricas e hidráulicas, uma nova cobertura de telhado, além da instalação de cerâmicas e azulejos nos sanitários. 

Atualmente, a instituição conta com 780 alunos matriculados, operando nos turnos da manhã, tarde e noite. Eles também serão beneficiados com uma nova área de convivência, com um espaço pergolado entre os blocos. De acordo com a gestora da unidade, Patrícia Coruso, as obras representarão melhorias no aprendizado. “Temos um trabalho de inclusão com crianças que agora poderá ser desenvolvido em sua totalidade. O compromisso com a manutenção sistemática e o emprego de bons materiais também são motivos de alegria para todos nós”, ressaltou.

A Prefeitura de Olinda também vai retomar os serviços na Escola Doutor Manoel Borba, localizada na Rua Benjamin Constant, em Sítio Novo. A medida põe fim a uma espera de mais de cinco anos, com as aulas ocorrendo de forma improvisada em uma casa alugada. Após levantamento, a atual gestão identificou que apenas 54% da obra tinham sido executados. “Será o fim de uma rotina de muitas dificuldades, devolvendo às crianças o prazer de estudar”, reforçou a gestora, Ana Paula Andrade. O novo prédio vai ganhar biblioteca, espaço multifuncional com informática, área de recreação e salas amplas e arejadas.