Grito de Alerta

Dilma vem à Pernambuco

                      De passagem ontem pelo sertão pernambucano, onde cumpriu agenda em Floresta, Cabrobó e Petrolina, o ministro Fernando Bezerra Coelho confirmou que a presidente Dilma Rousseff virá a Pernambuco em agosto próximo. Será a primeira viagem dela ao Estado desde que tomou posse na presidência da República. Ela virá fazer uma visita a duas obras inacabadas do governo Lula, a transposição do rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina, que constam como prioritárias no seu governo.
                   Diferentemente do seu antecessor, a presidente Dilma Rousseff não gosta de viajar pelo interior do país. Passa a maior parte do tempo, em Brasília, despachando com assessores. Só faz viagens quando estritamente necessárias e, mesmo assim, na base do “vapt-vupt”. As viagens que fez a Argentina e ao Uruguai, recentemente, duraram menos de 24 horas.  Ela foi num dia e voltou no mesmo. As viagens pelo Brasil também têm sido escassas, contrastando com o seu antecessor, que adora viajar.
 
                  Até a data da viagem a Pernambuco, provavelmente a presidente Dilma terá se livrado do “caso Palocci”, a primeira agenda negativa do seu governo. O ministro apareceu ontem no Jornal Nacional dando explicações sobre os seus ganhos, como “consultor”, mas isso não significa necessariamente que a crise política se encerrou. É preciso ainda avaliar se suas explicações convenceram o povo brasileiro, que está cobrando da presidente a sua demissão por ter-se transformado num estorvo.