Grito de Alerta

Morros de Olinda serão monitorados com apoio da população



           
Fotos: Leonam Pereira/ Prefeitura de Olinda
          Uma parceria estabelecida entre a Secretaria Executiva de Defesa Civil de Olinda e a sociedade civil tem como finalidade a prevenção de ocorrências nas áreas de morro da cidade. O governo municipal está implantando nas comunidades, onde existem áreas de risco, pontos do Núcleo de Proteção da Defesa Civil (NUPDEC). A primeira unidade começa a funcionar, nesta sexta-feira (07.04), na localidade da Macaíba, no Alto da Bondade. O NUPDEC ficará responsável pelo levantamento das demandas formuladas pelas pessoas que residem nas áreas de morro e fazer a interface com a prefeitura.m 

           O primeiro núcleo ficará na casa da Rua São João, número 270, no Alto da Bondade. O espaço pode ser montado em locais como residências, Igrejas e condomínios. Identificação da necessidade de poda de árvores, remoção de lixo nas canaletas, reposição de lonas nas barreiras são algumas atribuições do NUPDEC. As pessoas que quiserem atuar como voluntárias passarão por oficinas de capacitação para proceder em situações de risco.

            Atualmente, há cerca de 122 áreas de barreiras em Olinda. “Nós estamos instalando os núcleos em locais de áreas de risco, primeiro será aqui no Alto da Bondade, mas depois outros bairros serão contemplados, como Caixa D’Água, Águas Compridas, Sapucaia”, comentou o secretário de Defesa Civil, Cristiano Arruda.

            Antes de implantar a unidade no Alto da Bondade, agentes da Defesa Civil fizeram levantamento sobre a necessidade da comunidade. A partir de agora vão ser colocadas lonas nas barreiras, retirada de árvores em pontos de risco e outros trabalhos preventivos. A ação faz parte do conjunto de medidas de precaução para o período de inverno.